Análise do Filme Matrix e Alegoria da Caverna
Análise do filme Matrix e texto Alegoria da Caverna de Platão.
Questões:
1. Em que sentido se diz que os prisioneiros da caverna são semelhantes a nós?
2. Compare o tratamento dado ao prisioneiro liberto que volta à Caverna com os inúmeros retornos às cavernas do nosso cotidiano.
3. Identifique os personagens ou acontecimentos com seus significados e representações no filme Matrix e o Mito da Caverna.
4. O que significa citar as estórias de: Alice no país das maravilhas e o Mágico de Oz no filme Matrix?
Respostas:
1. É possível fazer um comparativo com a nossa realidade partindo dos preconceitos, paradigmas e dogmatismos que estão inseridos, mesmo que de maneira sútil, nos integrantes da nossa sociedade. Pois ao não conhecer a outra realidade, ou seja, o “mundo exterior”, projetamos ideias errôneas que nos prendem a um padrão de vida e ideias limitadas, padrão este tão limitado, que implica nas ideias que fazemos dos outros ou coisas pertencentes ao mundo que não alcançamos pelas amarras da ignorância.
2. Quando retorna à caverna, o prisioneiro é zombado e até mesmo ameaçado por suas ideias jamais imagináveis pelos prisioneiros que vivem na escuridão da caverna e com apenas projeções contorcidas do mundo externo, com isso tem total descrédito sobre aqueles homens. Trazendo essa situação para a nossa realidade, é possível identificar grande semelhança quando descobertos pela luz do conhecimento, saímos de uma realidade onde crescemos, cujo demais componentes daquela realidade não tiveram a mesma oportunidade ou até mesmo força para sair da situação de escuridão. Com isso, ao voltarmos com novas ideias, que consequentemente são diferentes das que lá existem e ainda predominam, logo a resistência é apresentada pelo grupo. Um ponto importante a ser evidenciado, é a dificuldade de conseguir enxergar através da luz tão forte que ofusca a visão, e é nesse processo doloroso que muitos retornam ao ponto inicial, pois mesmo sabendo que a