Trabalho Filosofia 1 Npc
O filme conta a historia de Thomas Anderson um programar de computador que começa a ter vários pesadelos a noite com cabos que estão presos em seu corpo que o faz agir contra sua própria vontade, como se fosse um prisioneiro. Em certo momento do filme Thomas intrigado com algo passa a ter duvidas sobre o real, e então começa a ter encontros a Trinity e o Morpheus. A partir de então finalmente descobre que não só ele como outras pessoas estão sobre o comando de Matrix, que é um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, fazendo com que elas criem um mundo real ilusório, enquanto utilizar os cérebros e corpos desses seres para produzir energia. Morpheus acredita piamente que Thomas é o Neo, o escolhido que ira enfrentar Matrix e liberta as pessoas para sua real realidade.
Podemos fazer uma analise desse filme a Alegoria da Caverna de Platão, que conta a historia de prisioneiros que vivem em uma caverna acorrentadas onde o que conseguem ver são apenas sombras de estatuas que pesam ser a realidade, e que em determinado momento uma pessoa consegue escapar e ao sair da caverna conhece o real, a luz do dia, os elementos da natureza ou seja se tonar liberto.
Dessa forma é no filme Matrix onde as pessoas pesam viver a realidade e que na verdade são escravas de Matrix mais que a partir do momento que você conhece a verdade consegue sair da condição de escuridão que os aprisionam. Claro que se você estiver vivendo uma realidade e de repente descobrir que essa realidade é falsa, será como no conto da Caverna em que no primeiro momento em que o prisioneiro sai da caverna e conhece a luz do sol seus olhos ficaram ofuscados não podia ver as coisas com clareza, ou seja, é a parti do conhecimento do real quando você se da conta que o que vivia era ilusório poderá então ter confiança em você mesmo.
5.REFERÊNCIAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7º ed. Rio de