Análise do Filme "Mar Adentro"
• Tema abordado:
Mar Adentro discute e defende a eutanásia na generalidade.
• Problemática:
Até que ponto, será legítimo ao indivíduo dispor ao não da sua vida, se a lei já permite que se decida a vida de outro ser, através da legalização da interrupção voluntária da gravidez. Podemos ou não decidir se devemos viver ou morrer mediante certas circunstâncias.”Viver ou Morrer”. O Estado tem direito de impedir que uma pessoa se mate se esta não tem vontade de viver, qual o peso da religião ou da filosofia nesta delicada situação?
• Espaço onde decorre a acção
Ramón Sampedro viajou por todo o mundo como marinheiro. Conhecia o mar como ninguém, mas um dia a sorte atraiçoou-o. Num mergulho igual a tantos outros, bateu com a cabeça num fundo de areia, ficando tetraplégico.
Fica nesta situação 28 anos, 28 anos de cama sem conseguir mexer nada abaixo do pescoço, 28 anos de luta contra o que acreditava ser o seu direito, ter uma morte digna.
• Sinopse (breve resumo)
A história real do espanhol Ramon Sampedro, que durante 28 anos lutou pelo seu próprio direito de morrer após sofrer um acidente que o deixou tetraplégico (ao mergulhar de cabeça numa área rasa do mar). Luta pelo direito de se matar com dignidade, abrindo um processo para conseguir isso com o aval da Justiça. Mas esta história não mostra apenas isso, referencia também duas mulheres que amaram Ramon: uma jovem simples com dois filhos e uma advogada que tenta ajudá-lo porque ela também sofre de uma doença degenerativa. Esta ultima apoia a sua causa, enquanto a outra, tenta demove-lo dos seus intentos mostrando-lhe que vale apena viver. No entanto, Ramón não procura alguém que o ame para o prender à vida, procura alguém que o ame a ponto de o ajudar a morrer. Um homem que sente que já viveu tempo demais e não quer ser um peso para a sua família. Esta não compreende a vontade dele porque o amam.
• Posicionamento crítico (opinião pessoal fundamentada)
A minha