An Lise Pesonalidade II Mar Adentro

842 palavras 4 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E PARAMÉDICAS FLUMINENSE - SEFLU
CURSO DE PSICOLOGIA – 4º PERÍODO

CAROLINE PEREIRA

ANÁLISE: FILME MAR ADENTRO

NILÓPOLIS
2014

CAROLINE PEREIRA

ANÁLISE: FILME MAR ADENTRO

NILÓPOLIS
2014
INTRODUÇÃO

Mar Adentro é um filme que conta a história de Ramón Sampedro, um homem feliz, independente, vivaz, apaixonado por sua liberdade e que, em sua juventude, aventurou-se como marinheiro mecânico a fim de viajar o mundo e estar onde mais gostava: no mar. Vivia para si e para fazer aquilo que o realizava.
Após um acidente aos 26 anos de idade, o protagonista fica tetraplégico tendo, assim, que adaptar-se à sua nova realidade, oposta a tudo que ele era e prezava ser. Sob os cuidados de sua família, 28 anos depois, Ramón tenta pelos meios legais a obtenção da eutanásia.

1 Existencialismo

O Existencialismo se ocupa do significado da existência humana, o “ser no mundo”. A existência precede à essência: primeiro o homem existe, se encontra, surge no mundo e então se define. Segundo Sartre, o homem nasce um “nada”, pois não possui destino traçado; ele se constrói a partir da livre escolha de seus projetos e da possibilidade de alterá-los através da liberdade.
Este conceito parte do princípio de que o homem é aquilo que ele faz de si mesmo, ou seja, ele é aquilo que se projeta para ser. Tem a premissa de colocar o homem em posse do que ele é, submetendo-o à responsabilidade de sua existência; ou seja, o homem é responsável por aquilo que ele faz de si, pois é livre para conquistar aquilo que deseja.

2 Análise das Questões Existenciais do Filme
Após o acidente, o herói perdeu o sentido que o impulsionava, fazendo o que lhe era possível, de acordo com suas limitações, para viver melhor: procurava sorrir, fazer piadas, era grato a quem lhe cuidava, escrevia da maneira como podia e projetava ferramentas que lhe proporcionassem uma vida mais leve.
Na abordagem

Relacionados