MARKETING DE LUGARES
DACEC–DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO
PROGRAMA SUPERIOR DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA - CURSO DE GESTÃO PÚBLICA
Componente Curricular: Marketing Público- Semestre: 2º / 2014- Bimestre 3º
Professora: Edimara Daronco
ACADÊMICA: Taciana Angélica Moraes Ribas DATA ENTREGA:21/09/14
ATIVIDADE 4
MARKETING DE LUGARES
O Marketing das Cidades é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento e crescimento de cidades, regiões, países, no limite de qualquer lugar. É o processo de gestão que é desenvolvido nas cidades para atender à satisfação das necessidades e desejos de indivíduos e organizações.
Qualquer região necessita de fornecer os produtos locais de uma forma eficiente e acessível, promover os valores e a imagem, de tal modo que os potenciais utentes interiorizem as vantagens diferenciadoras. É neste contexto que surge uma abordagem de marketing, um pouco diferente das abordagens tradicionais: o Marketing dos Lugares. Neste sentido Antunes (2002) refere que a ciência do marketing pode ser aplicada, com sucesso, ao nível das comunidades regionais. As pequenas cidades podem reforçar a sua competitividade e a economia local, identificando as vantagens distintivas e capitalizando-as. Estas vantagens distintivas de uma cidade resultam da soma dos fatores que a tornam única num contexto de competitividade.
Assim, Kotler, Haider & Rein (1993) apresentam uma nova abordagem denominada o marketing estratégico de um local, para a revitalização de aldeias, cidades, regiões e países. O marketing estratégico requer que se trabalhe a comunidade para que ela satisfaça as necessidades dos seus eleitores. O marketing do local é bem sucedido quando os contribuintes, cidadãos trabalhadores e empresas, obtêm satisfação da comunidade e quando os seus visitantes, novos negócios e investidores, atingem as suas expectativas.
O