Trabalhos
INTRODUÇÃO: O primeiro parágrafo da dissertação deve conter a informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento. A introdução deve ser elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco linhas, só em um parágrafo. Tudo que for citado na introdução deve ser discutido no desenvolvimento; o que não for citado não deve ser discutido. A introdução é uma espécie de índice do desenvolvimento. O primeiro parágrafo pode ser feito de diversas maneiras: Conceituando ou definindo uma ideia ou situação. Em alguns temas de dissertação surgem palavras-chave de extrema importância para argumentação. Nesses casos, pode-se iniciar a redação com a definição dessa palavra para, posteriormente, no desenvolvimento, trabalhar com exemplos de comprovação.
Contestanto uma ideia ou citação, contradizendo em partes. Quando o tema apresenta uma ideia com a qual não se concorda inteiramente, pode-se trabalhar com este método: concordar com o tema, em partes, ou seja, argumentar que a ideia do tema é verdadeira, mas que existem controvérsias; discutir que o assunto do tema é polêmico, que há elementos que o comprovem, e elementos que discordem dele, igualmente. Não se esqueça de que o desenvolvimento tem que ser condizente com a introdução, estar em harmonia com a ela, ou seja, ao se trabalhar com esse método, o desenvolvimento deve conter as duas comprovações, cada uma em um parágrafo.
Refutando o tema, contradizendo totalmente. Refutar significa rebater os argumentos, não concordar com algo, reprovar, contrariar com provas, desmentir, negar. Portanto, refutar o tema é escrever, na introdução, o contrário do que foi apresentado pelo tema (mostrar que se é contra o que está escrito no tema). O ideal nesse caso é iniciar a introdução com “Ao contrário do que se acredita...”
Não se esqueça que o desenvolvimento tem que ser condizente com a introdução, ou seja, se trabalhar com esse método o desenvolvimento