Análise do filme Laranja Mecânica
Nosso trabalho é um estudo de caso sobre o filme “Amadeus”, do roteiro de Peter Shaffer. Tentaremos, ao longo deste trabalho, elaborar uma série de questionamentos psicológicos a partir de nossa interpretação acerca de um dos personagens centrais do filme de 1984 – tal personagem, apontada no resumo do filme que se encontra abaixo, chama-se Antonio Salieri, interpretado por Fahrid Murray Abraham. Consiste em uma análise do personagem, que visa explicar o motivo de seus comportamentos e sentimentos.
O filme se estrutura de modo que a história é contada pelo próprio personagem de Salieri, ou seja, de acordo com seu ponto de vista. Sendo assim, as cenas não representam uma realidade histórica, mas, com efeito, a percepção que a personagem de F. Murray Abraham teve em cada momento da sua vida. Um exemplo é a imagem degradada que Mozart possui no filme. Muitos críticos dizem que Mozart não se assemelhava à pessoa retratada, porém temos que ter em mente que o filme está transmitindo a imagem que está na cabeça de Salieri, tal como foi percebida por ele.
Tudo isso enriquece o nosso trabalho, pois nos proporciona a possibilidade de analisar o personagem não só a partir da história que está sendo contada, mas também pela forma como ele a narra, ou seja, temos como material de análise tanto suas ações nas cenas, como a sua própria narrativa e posicionamento sobre essas ações. Como veremos mais adiante, o filme se desenrola a partir de uma conversa de Salieri com um padre, na qual ele conta sua história. Dessa forma, podemos analisá-lo quase que como se ele estivesse conversando conosco ou se confessando para nós.
É necessário que explicitemos de início nossas intenções: o que apresentaremos no desenrolar de nosso texto são teorizações e questões suscitadas a partir de conversas em grupo e, portanto, de opiniões e conceitos muitas vezes dissonantes. Achamos, todavia, que tais discordâncias contribuem positivamente para o todo do nosso esforço – enriquecem,