Análise do filme "Laranja Mecanica"
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO ESTADO DE GOIÁS – ESEFFEGO
PSICOLOGIA
ALUNO (A): DANIELA DE SOUZA BRAGA
DÉRYK ARAUJO FARIA
3º PERÍODO – 2013/1
EDUCAÇÃO FÍSICA
GOIÂNIA
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO ESTADO DE GOIÁS – ESEFFEGO
PSICOLOGIA
DANIELA BRAGA
DÉRYK ARAUJO
Atividade avaliativa orientada pela Ms. Priscila.
GOIÂNIA
2014
Atividade: Relação entre o filme Laranja mecânica e a teoria de Skinner.
O filme laranja mecânica do diretor Stanley Kubrick retrata a realidade de um jovem, Alex, que é líder de uma gangue que ataca a sociedade com atos de terrorismo. Em uma cidade futurista Alex e seus amigos, cometem homicídios, estupros, roubos, dentre outros atos de selvageria pelo simples prazer obtido ao realizar tais barbaridades.
O filme é narrado pelo personagem principal, que possui apenas 15 anos. A violência nessa cidade futurista gera enormes proporções, na qual ocasiona indiretamente como resposta um governo totalitário. Ao decorrer do filme, a gangue passa por diversas situações, todas envolvendo sexo e violência, porém em uma ocasião os amigos de Alex o traem, e o mesmo é detido pela policia e condenado a quatorze anos de prisão.
Ao iniciar sua vida carcerária, o mesmo é submetido a punições quando comete algo não desejado pelo sistema prisional, porém esse método não apresentou resultados positivos, evidenciando uma falha no sistema carcerário na tentativa de re-inserir o reeducando na sociedade. Em um momento, há um nova teoria lançada chamada técnica Pedro Ludovico, que ainda estava em fase de experimentação, porém Alex estava disposto a se submeter ao experimento, este por sua vez consistia em um condicionamento ao presidiário, no qual em duas semanas o mesmo estaria reabilitado e pronto para conviver em sociedade novamente.
Ao iniciar o tratamento o individuo foi