trabalho de redes
Edgard Jamhour
O objetivo deste módulo é apresentar a arquitetura atual da Internet, baseada em endereços
IPv4.
Para isso será abordado o conceito de sistemas autônomos (Autonomous System – AS) que é a forma de organização lógica da Internet.
Em seguida, serão vistos os protocolos de roteamento usados na Internet e nas redes privadas. Os protocolos de roteamento são utilizados para configurar automaticamente as rotas dos roteadores que formam os backbones da Internet e também as redes privadas.
1
Estrutura Física de Redes IP
•
Exemplo ADSL
Broadband Remote Access
Server (responsável por autenticar e policiar o tráfego do usuário)
linha de baixa capacidade PPPoE
linha de alta capacidade CPE
CPE
DSLAM
CPE
B-RAS
Rede
Backbone
CPE
CPE
DSLAM
CPE
usuário
acesso
núcleo
Do ponto de vista físico, a infraestrutura de redes IP pode ser dividida em 3 níveis: usuário, acesso e núcleo (também chamado de core ou backbone).
A infraestrutura nível núcleo (backbone) corresponde geralmente a equipamentos e enlaces de alta capacidade pertencentes a operadoras de telecomunicação. Exemplos de tecnologias de comunicação nesse nível são o ATM, SDH, Gigabit-Ethernet. Nesse nível, os dados transportados pelos enlaces são agregados, isto é, eles correspondem a dados de uma grande quantidade de usuários.
Os equipamentos utilizados no backbone são geralmente muito caros para serem utilizados ao nível de usuário. Dessa forma, é necessário criar um nível intermediário, com equipamentos mais baratos e velocidades inferiores, a fim de permitir que usuários se conectem ao backbone. Esse nível intermediário é denominado nível de acesso. Um exemplo de tecnologia de nível acesso é o ADSL, conforme mostrado na figura. O ADSL permite que a conexão de rede utilizada pelos usuários seja uma simples linha telefônica. A linha telefônica tem uma capacidade muito inferior