Análise – filme “laranja mecânica”
Disciplina: Semiótica e Comunicação de Massa
Professor: Deivi Eduardo Oliari
Análise – Filme “Laranja Mecânica”
- Comunicação/Massa
Podemos destacar o jornal impresso como meio de comunicação de massa mais visível no decorrer do filme.
O mesmo trouxe notícias como, por exemplo, a prisão de Alex, bem como o motivo deste feito. Através deste veículo, todos ficaram sabendo do fato ocorrido.
- Design/Moda/Arquitetura
Logo no início do filme já notamos a sofisticação do Design dos carros, um avanço para a época.
Observamos também a arquitetura das casas, principalmente na parte interior, onde encontramos um design, sobretudo, arrojado.
Em relação à moda, podemos dizer que as mesmas estavam de acordo com a época: para mulheres, roupas bastante justas e coloridas. Já para os homens, ternos, sapatos e calças de tecidos.
Estilistas fazem deste filme referência para suas coleções.
- Semiótica
Tendo por base que esta é a Teoria Geral dos Signos, podemos destacar todos os signos, ou seja, toda e qualquer coisa que substitua ou represente outra, desde que socializada. Que seriam, no caso, todos os elemntos envolvidos em cada cena, podendo ser: carros, casas, árvores, rios, calçada...
- Sociedade (atual x filme)
Passa-se numa sociedade futurista e matefórica. A sociedade, na época demonstrada no filme, seguia regras firmes e rígidas. Diferente da maneira como vivida atualmente, onde lei e regras não são tão vistoriadas assim.
Alex cometeu diversos crimes, e , por isso, devidamente punido.
- Família
Desde o início do filme consegumos notas a desestruturação da família de Alex. Não há diálogo entre os mesmos, e é, de certa forma, os pais de Alex não têm muita “voz” (autoridade) perante o mesmo, que, por sua vez, não têm respeito algum. Tudo isso agregado, resulta, é claro, em todo o enredo do filme.
- Mulher no trabalho
Percebe-se, no filme, que a mulher tem um pouco mais de espaço na