Analise do filme Laranja Mecânica
Pedro Paulo Rocha 4° Período
1- O Filme “Laranja Mecânica” é um filme britânico que foi lançado no dia 19 de Dezembro de 1971, e tem duração de 02h16min. O diretor é Stanley Kubrick e seu gênero é ficção científica. Os atores principais são: Malcom McDowell (Alex), Patrick Magee (Mr. Alexander) Michel Bates (Chefe dos guardas) Warren Clarke (Dim), Adrienne Corri (Senhora Alexander) Carl Duering (Dr. Brodski) Paul Farrell (Morador de rua) Clive Francis ( Lodger) Michael Glover (Diretor da prisão) Michael Tarn (Pete), Margaret Zyzack (Conspiradora), David Prowse (Julian)
2- O filme apresenta um ambiente futurístico, por se tratar de uma história que se passa no futuro e não na época em de seu lançamento, e também cenas em lugares abandonados e escuros. Os personagens do filme usam algumas roupas futurísticas, calça branca, camisa branca com suspensório, coturno, chapéu, bengala e cuecas por cima da calça.
3- Interpreto o título do filme como uma referência a tentativa de modificar o comportamento humano de uma maneira mecânica. No caso, a laranja representa o personagem de Alex, que passou por um procedimento que visava sua reintegração a sociedade. O procedimento não tem como base o behaviorismo radical e está bem mais relacionado a teoria de Pavlov.
4- Alex é extremamente autoritário com seus colegas e utiliza violência para controlá-los. No decorrer do filme, cansados dos comportamentos de Alex em relação a eles, o grupo de amigos acaba armando contra ele, o que resulta na prisão do mesmo. A forma encontrada por Alex para liderar o grupo é o controle aversivo, utilizando-se de atos violentos quando algo o desagrada. No entanto, fica clara a ineficiência deste método, uma vez que este controle não é mantido todo o tempo e assim, os amigos de Alex utilizam violência para dar uma lição nele.
5- Alex é insediro a