análise do filme Laranja Mecânica
O filme Laranja Mecânica, relata a história de um grupo de adolescente delinquentes, que por sua vez tem como líder um jovem por nome Alex, aos quais todas as noites saem para cometer seus atos de vandalismos. Em um desses crimes, seus companheiros o trai, acertando o com uma garrafa em sua cabeça, o que consequentemente o leva a prisão. O jovem Alex, é condenado por 14 anos de prisão. Mas neste espaço de tempo, está surgindo uma nova pesquisa revolucionaria, denominada de terapia de aversão, ou O Método Ludovico.
Após este breve resumo do filme, iremos decorrer sobre o mesmo, fazendo uma reflexão baseada na Análise do Comportamento, diante dessas premissas teremos que compreender o significado de reflexos.
Reflexo incondicionado significa uma resposta natural do ser humano, ou seja é felogênica, enquanto o reflexo condicionado, ele é manipulado pelo experimentador, afim de obter uma resposta desejada, ou seja, ele e aprendido.
No filme, podemos observar em várias cenas a eliaciação de estímulos e resposta, em decorrência disto iremos citar algumas cenas.
Mas além do reflexo incondicionado, temos aquele que lhe era comum antes do tratamento, o condicionado, que como estímulos, eram expostas cenas de violência seja sexual ou física, e a música clássica, que por consequência lhe traziam como respostas de excitação, prazer e recordação.
Como reflexo incondicionado podemos perceber quando Alex agride seus amigos, e ou suas vítimas, pois como resposta a estes estímulos, há dores, espasmos. Podemos também ver quando Alex foi preso e submetido a coerção dos guardas no caso do afogamento, quando como estimulo incondicionado ouve o bloqueio das vias aéreas, obteve de resposta a abertura da boca. Assim que Alex recebe o tratamento temos outros estímulos incondicionados, o medicamento, e como resposta as náuseas e o medo.
Através deste filme podemos ter uma melhor compreensão do que Pavlov já havia apresentado em suas