Análise do filme laranja mecânica
Disciplina: Ciência Política Turma: Marketing NA2P
Exercício sobre o filme: Laranja Mecânica
1 – O que faz a Gangue de Alex?
A Gang de Alex é uma gangue juvenil de Londres, em uma Inglaterra situada em um futuro incerto, interessados apenas no roubo e na violação.
Dentro desta gangue, Alex põe-se à prova de todos ao demonstrar autoridade perante os demais. Para isso, utiliza vocabulários próprios como “moloko”, “videei”, “certo-certo” etc. fazendo todos os seus amigos seguirem-no e exercendo o poder.
Também comentando sobre o significado da Gangue, o autor quer nos dizer que a violência da polícia usada no filme é outra face da mesma violência que, a princípio, parecia ser uma manifestação irresponsável e adolescente de rebelião contra os valores estabelecidos. Na verdade a diferença entre a violência da polícia e da gangue é que o governo possui o direito de exercer a violência, enquanto a gangue não.
2 – Existe luta política no Grupo?
Sim, o filme exibe um momento em que a autoridade de Alex beira o declínio. Trata-se de uma passagem que mostrava um dos seguidores de Alex insatisfeito com seu mandante, e então ele decide dar as regras da gangue, e Alex impõe-se física e intelectualmente, reassumindo o posto de domínio. Também existe a necessidade do Governo em mostrar que o seu sistema de tratamento e reinserção dos presos à sociedade dão certo. Se remetermos ao contexto político da época (Guerra Fria), o sucesso do processo é crucial para as autoridades políticas de situação, temerosas de perder seu poder em face ao caos instalado da época.
3 – Descreva a prisão:
A prisão é um instrumento de "Socialização" do personagem, que destitui a identidade do ser, utiliza a lavagem cerebral como ferramenta, exerce a persuasão coercitiva com a promessa de reintegrar o indivíduo. Ao ser preso, Alex tem os objetos que trazia no bolso apreendidos, as roupas que usa são trocadas por um uniforme, e o seu nome ser um