Mateus
O efeito ou efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
A Atmosfera e o Efeito Estufa
O principal fator que possibilita à temperatura média da superfície terrestre sair de um valor estimado em – 18ºC para os 14,5ºC que ocorrem na prática, é a presença da atmosfera entre a superfície da terra e o sol. Na atmosfera acontecem processos de troca de energia térmica que influenciam muito o clima terrestre. Existe a condução de calor, a convecção e por último a interação da radiação eletromagnética com os gases e partículas que compõem a atmosfera.. Mas a parcela mais relevante nesta troca de energia relaciona-se com a interação da radiação eletromagnética e a atmosfera. Para um determinado arranjo entre comprimento de onda e composição química dos componentes envolvidos a radiação pode ser espalhada por partículas, dependendo do tamanho dessas partículas. Já a absorção da radiação relaciona-se aos processos quânticos de transição de estados energéticos das moléculas de gases atmosféricos. Eles absorvem ou emitem radiação em comprimentos de ondas que representam propriedades características de cada um deles, como exemplifica o quadro “Espectros de radiação de elementos e compostos químicos”.
Gases que provocam o efeito estufa
Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa na Terra são o vapor d’água (H2O) e o gás carbônico (CO2). Outros gases também responsáveis são o ozônio (O3), o metano (CH4), o óxido nitroso (NO2) e os clorofluorcarbonos
(CFC’s). O vapor d’água (H2O) e o gás carbônico (CO2) são constituintes