Química
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Curso: Química
Prática 05
Preparo de Soluções
Seropédica,
Junho/2014
1- Introdução
Define-se como solução, a mistura entre duas ou mais substâncias. Uma solução é constituída de dois componentes: o soluto e o solvente. O componente presente na dispersão em maior quantidade é chamado de solvente, e o componente da dispersão em menor quantidade é chamado de soluto.
As soluções podem ser classificadas de acordo com a quantidade de solvente (insaturadas, saturadas e supersaturadas). E também pode-se classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
Ao se estimar o tamanho das partículas, pode-se obter as seguintes classificações: a solução é denominada verdadeira quando as partículas dispersas são menores que 1 nm. Se o tamanho das partículas estiver entre 1 e 100 nm, pode-se denominar esta solução de coloidal. Já se as partículas ultrapassarem 100 nm de tamanho, a solução passa a ser chamada de suspensão.
Classificando a partir da concentração, temos a solução diluída, que é quando se tem pouca quantidade de soluto em relação ao solvente, e a solução concentrada, que é quando se tem muita quantidade de soluto em relação ao solvente.
Já sobre a saturação, pode-se afirmar que a solução é insaturada quando contém, a determinada temperatura, uma quantidade de soluto menor que o coeficiente de solubilidade do mesmo nessa temperatura. É saturada quando contém em determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade do mesmo nessa temperatura. E é supersaturada quando contém em determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido superior ao coeficiente de solubilidade do mesmo nessa temperatura.
A quantidade de soluto presente na solução é expressa com auxílio de diferentes unidades de concentração, seguem as mesmas: percentagem,