Análise do filme escola da vida
O contexto do filme é muito pertinente, pois retrata uma realidade entre dois pontos de grande valor na área educacional professores e alunos. Neste primeiro momento gostaria de prende me em definir o perfil profissional e pedagógico do professor D’ Ângelo(também apelidado como Senhor “D”) e Matt.
O perfil docente entre dois educadores dá se sobre os seguintes aspectos umtransmite conteúdos de forma fria, e cobra de seus alunos à extrema disciplina, a qual tole as habilidades e talentos de seus alunos, fazendo com que sejam apenas ouvintes entediados e desinteressados pela aula. Por outro lado um professor idealista que vê além, e com essa visão agi e se expressa de um modo que afrontaaqueles conservadores de uma educação milenar tradicional.
Diante do sucesso conquistado pelo senhor “D” e o fracasso do professor Matt com sua forma de ensino, houve uma grande mudança na prática educativa dos professores.
A conduta do senhor “D” fez com que o professor de biologia que até então utilizava o sistema pedagógico tradicional mudasse o seu procedimento passando a adotar a mesma metodologia e concepção historiográfica que o professor D’ Ângelo utilizava.
Neste segundo momento gostaria de falar da figura e papel do aluno. Que quanto e sala de aula, é a razão de ensinar. Pois são os mesmos que juntamente com o professor que produzirão o conhecimento. O aluno é que muitas das vezes faz do professor um ser realizado, pois sem eles não poderíamos “existir”.
Importante notar o progresso de alguns alunos que as medidas adotas pelo professor D´ Ângelo. Sendo estes o prazer em apreender e participar, além de que pode se ver a concepção de uma história construtiva sobre o processo da interação entre professor e aluno.
Por fim, observando o enredo pude compreender o perfil de alguns docentes no desenvolver de sua profissão, além de que se foi transmitida a idéia de um professor ideal. Demonstrada sobre alguns aspectos que irei citar-los