Operadores de forno de calcinação
CALCINATION KILN OPERATORS
SOBRENOME, Nome2; SOBRENOME, Nome3
1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA
2 Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
3 Curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
E-mail: email@unifra.br; email@hotmail.com;
Fernando Soares
Soares, Fernando
RESUMO: Este artigo apresenta o estudo da análise ergonômica do trabalho na operação de forno de calcinação. O trabalho efetivo de carregamento e arremesso das lenhas foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, através de documentos, observação direta, entrevistas, avaliações de problemas posturais e medição da freqüência cardíaca. Os resultados mostraram que as lesões musculares e os acidentes de trabalho estão diretamente relacionados com o tempo de trabalho do operador e com a idade do mesmo. Treinamentos e alterações no posto de trabalho são sugeridos preliminarmente para a melhoria das condições de trabalho.
Palavras-chave: Ergonomia; Forno de calcinação; Carregamento; Lenha.
ABSTRACT: This paper presents an ergonomics work analysis study in kiln operation. The actual work of loading and throwing firewood were analyzed qualitatively and quantitatively, through documents, direct observation, interviews, assessments of postural problems and heart rate measurement. The results showed that muscular injuries and accidents are directly related to the working time of the operator and its age. Training and changes in the workplace are preliminarily suggested for improvement of working conditions.
Keywords: Ergonomics; Calcination kiln; Loading; Firewood.
1. INTRODUÇÃO
O conceito de ergonomia segundo a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), 1961 é de que “é uma disciplina cientifica que estuda interações dos homens com outros elementos do sistema, fazendo aplicações da teoria, princípios e métodos de projeto, com o objetivo de