Análise do filme Escola da vida
1) O professor estimula seus alunos a desenvolverem um papel de destaque em todos os momentos de suas vidas. Assim o professor tem a liberdade de instigar nos seus alunos valores como: respeitar as diferenças; ser tolerante com os outros e como serem melhores filhos e filhas, ou seja, como serem melhores cidadãos. Mas o filme também destaca para a falta de participação e presença dos pais nas escolas.
2) Percebe-se no filme que o enfoque da escola é no ensino e não como os alunos vão aprender a matéria dada, ou seja, a partir do momento que a matéria foi passada a eles a “obrigação” dos alunos é saber, o que dificulta o aprendizado dos alunos, pois eles acabam não tendo um método de ensino voltado para eles.
3) a – A relação professor x professor é muito conturbada, difícil porque era como se os professores não tivessem valores, não se respeitavam. b – A relação professor x aluno também era difícil porque era possível ver a insatisfação, a falta de compreensão e algumas atitudes tanto dos alunos quanto dos professores também. Com isso acaba gerando uma falta de respeito dos alunos e professores. c – O filme apresenta uma estrutura curricular onde era passado somente o “essencial” para eles viverem e não se preocupavam em estimulá-los a procurarem novos conhecimentos. d – Matt é um professor tradicionalista e que não tolera brincadeiras de alunos e chega a manda-los para a direção por causa disso. Enquanto Sr. D faz até encenações para explicar para seus alunos os momentos da História Americana, brinca, faz piadas e se diverte.
4) a – É um ótimo filme. b – A abordagem do filme, o modo como foi mostrado o método dos professores e a relação dos professores x alunos facilitaram para a minha avaliação. c – Sim. Porque, querendo ou não, o filme retratou a realidade que ainda possuímos nas escolas mas que apesar das dificuldades nós, professores, temos que ter sabedoria, buscar sempre novos conhecimentos para poder estar