Análise do filme: As faces de Hellen
As Faces de Hellen
INTRODUÃO
O presente trabalho tem por objetivo através de um filme identificar uma psicopatologia e descrever sobre ela.
O filme escolhido foi As Faces de Hellen em que identificamos um quadro de depressão com tentativa de suicídio.
Primeiramente falaremos sobre o filme, em seguida personagem em destaque para depois falarmos sobre depressão lincando com cenas do filme.
FILME: As Faces de Hellen
O filme tem direção e roteiro de Sandra Nettelbeck, com duração de 120 minutos esta classificação de drama e tem como elenco principal os atores Goran Vinsjic e Ashley Judd.
HELLEN
É uma professora de música casada com Leonard e mãe de Julie.
Hellen tem uma vida normal até que cai em um quadro grave de depressão com tentativas de suicídio.
Sua família tenta ajudá-la nesse momento, mas ela parece encontrar consolo apenas com Mathilda que era sua aluna que também enfrentava transtornos psicológicos.
DEPRESSÃO
Em Adolescentes a depressão tem como características a sensação de tristeza,apatia desinteresse, sentimentos de desesperança, isolamento etc.(Bahls ,2002)
Embora Hellen não seja uma adolescente percebe-se na cena em que ela sai escondida de um encontro com amigos para ir ficar sozinha em casa não se socializando com as pessoas um começo de isolamento característico da depressão, mostrando o que Bahls (2002) mostra que adolescentes e adultos possuem sintomatologia semelhante na depressão. Assim como, insônia ou excesso de sono que podemos verificar na cena em que ela acorda às 16h15min da tarde. E em outros momentos acorda no meio da noite (Gregório, 2007).
Também pode-se perceber o desinteresse em Hellen na cena em que ela está jantando com a família e Leonard a convida para uma viajem junto com Julie e ela demonstra não querer ir dizendo pra ele e Julie irem sozinhos, essa parte também é explicada pelo DSM IV em que os