Determinação de sexo por separação cromossomica
Quem determina o sexo do bebe são os genes contidos no cromossomo Y ou X dos espermatozóides. O sexo do bebe é determinado por um cromossomo materno que é sempre X e um paterno que pode ser X ou Y , portanto quem determina o sexo do bebe é o espermatozóide. Se o espermatozóide tiver o X nascerá uma menina (XX) e se tiver o Y nascerá um menino (XY). Os tempos de encontro com o óvulo e as características físico-químicas dos espermatozóides vão determinar qual espermatozóide penetrará primeiro no óvulo.
Características
Os espermatozóides que contém o Y são mais leves, mais rápidos e menos resistentes enquanto que os espermatozóides com cromossomo X são mais pesados, mais lentos e mais resistentes.
Timing
Se a relação sexual ocorrer exatamente no dia da ovulação as chances são maiores de se ter um menino pois os espermatozóides Y são mais rápidos. Se a relação for até dois dias antes da ovulação provavelmente será uma menina pois os espermatozóides X são mais resistentes aguardando a ovulação.
Técnicas 1
Existem três técnicas laboratoriais para determinar o sexo do bebe antes da concepção. No primeiro se faz uma biópsia do embrião retirando uma célula e se analisando geneticamente, colocando se então os embriões do sexo desejado.
Técnicas 2
Na segunda técnica os espermatozóides X e Y são marcados e separados e os escolhidos são utilizados. Esta técnica só é feita por uma clínica no EUA e o sêmen deve ser enviado para lá.
Técnicas 3
Na técnica mais simples e mais utilizada os espermatozóides são submetidos a uma centrifugação para separar as células do liquido ejaculatório. Após a centrifugação os espermatozóides são colocados em meio de cultura e nadam em direção a superfície do meio. Os que estão na parte de cima são Y e os de baixo são X em sua maioria
Pode ser realizada por razõesclínicas para evitar doenças ligadas ao sexo como a hemofilia e distrofia muscular de Duchenne