Ética
2013
ANHANGUERA
Introdução.
Ética profissional em Administração
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
A ética nos leva a compreender que não somos seres isolados (individualistas/egoístas) mas que, ao contrario, nos constituímos como sujeitos a partir da ralação com o outro.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética profissional (trabalho), que é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Hoje a ética está em evidência, porque os valores morais estão desaparecendo e os valores utilitários estão sobressaindo nas pessoas e nas organizações, ela se destina a moldar os comportamentos dos indivíduos e das corporações e não apenas a obter conhecimento sobre eles.
Para definir sua forma de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários. As empresas, assim como as pessoas têm características próprias e singulares. Por essa razão os códigos de ética devem ser concebidos por cada empresa que deseja dispor desse instrumento.
O código de ética é instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão, pois o mesmo se preocupa com o cumprimento de valores de acordo com a sociedade vigente, procurando manter a devida conduta a ser seguida por indivíduos, grupos, organizações, enfim, pela sociedade em geral.
Contudo, ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Filme “Amor sem escala”
A ética profissional