Análise do documentário “Arquitetos do Poder”-
“Arquitetos do Poder”-
Através do documentário “Arquitetos do Poder”,é demonstrado como a propaganda publicitária em épocas de eleição são importantes,e como as emissoras de rádio e televisão ajudam a eleger os candidatos mais convenientes para eles.
A comunicação manipuladora,é a exercida neste documentário,os emissores das propagandas políticas,têm como intenção sempre a população de massa,sendo assim a comunicação em massa.A parte da população cuja educação é precária é mais fácil de ser corrompida,pois essas campanhas normalmente diz o que eles querem ouvir,promessas mesmo que enganosas,para confortar a situação em que eles se apresentam,o gosto popular,é sempre a escolha dos emissores.
Alguns atores de novelas e celebridades defendiam os candidatos,dando credibilidade,pois os telespectadores os vêem na televisão quase todos os dias,então criam-se laços.
A manipulação está dentro da teoria da bala mágica,como se fosse um tiro certeiro em quem está assistindo.As mensagens que são transmitidas,têm que ter um efeito maior que o próprio individuo envolvido,que a mensagem seja mais forte do que a própria imagem. Sempre têm o estudo de quem vai receber a mensagem e de como ele será afetado,é extremante importante para o bom desempenho das idéias do manipulador.
Em paralelo com a manipulação,a persuasão surge como confirmação da mensagem enviada do emissor para o receptor.Levando o receptor a crer que é verdade aquilo que está sendo transmitido. No documentário,fica bem aparente de como a rede globo,fez o Collor ser eleito,sua bela aparência conquistava todas as classes,desde a burguesa até a mais carente,e por ter mais estudo que seu concorrente,sabia ter um domínio melhor das palavras.
Quando as mensagens do seu concorrente Lula apareciam,eram distorcidas.E quando o Collor acabou ganhando,isso foi como se fosse a confirmação da manipulação,ou seja,o efeito da persuasão.
O Brasil,tem o maior tempo de