Análise do desenho
IDADE- 5 ANOS
MATERIAL UTILIZADO - LÁPIS DE COR
DESENVOLVIMENTO:
TEMÁTICA: Dia dos Pais
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: Utiliza a margem da folha como linha de base, onde tudo fica acima desta linha, e o céu, sendo a parte superior da folha.
USO DA PROPORÇÃO: O desenho se mostra pequeno em relação a folha (Sulfitão), mas ele organiza muito bem a idéia que pretende expor. È muito interessando a relação de imensidão que ele fez com o desenho da nuvem.
MANDALA: O sol esta presente no desenho e bem centralizado, apresentado forma e cor real.
USO DA COR: As cores se aproximam muito da realidade, sendo amarelo para o sol, diferentes tons de azul para as nuvens, o corpo marrom e bege.
MOVIMENTO: Acredito que ele queira representar algo com as mãos do menino desenhado, pelo tema do desenho ser relacionado ao Dia dos Pais, em uma análise visual veremos que apresenta uma ação sim, sendo o abraço entre a criança e seu Pai.
CONCLUSÃO:
Durante as aulas de Artes, pudemos observar as etapas através das quais as crianças passam em seus desenhos são mais ou menos comuns para as crianças da mesma idade, vimos também autores que contribuiram para este estudo, fazendo uma descrição da evolução do desenho em crianças. Assim, REILY descreve os estágios pelos quais a crinça passa no desenho, sendo cinco fases existentes: garatuja, pré - esquemática, esquemática, realismo visual e naturalista. A primeira fase é a fase dos rabiscos, quando a criança explora livremente o espaço do papel, rabiscando não por motivos estéticos, mas por prazer cinético. No início seus rabiscos são descontrolados, muitas vezes, sem focalização visual do papel, num certo momento, a criança descobre que os riscos são feitos por ela própria, começando a se concentrar na atividade com interesse renovado, passando a controlar seus rabiscos. A criança não passa diretamente do rabisco ao desenho do homem cabeça, ela desenvolve do rabisco descontrolado ao rabisco