Análise de um plano de ploítica social
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE) é uma sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural,assistencial e educacional. O objetivo maior desta entidade é melhorar as condições de vida do portador de deficiência, e, principalmente,assegurar-lhe o desenvolvimento e s direitos de cidadão. A primeira APAE foi fundada em 11 de dezembro de 1954 no Rio de Janeiro, e em 1962 foi criada a Federação Nacional das APAEs.Atualmente, elas estão presentes em quase 2000 municípios brasileiros.
Dentre os seus principais programas de ação estão:sensibilização; conscientização; prevenção;habilitação; reabilitação; inserção no mercado de trabalho e residência para portadores de deficiência em idade cronológica avançada. Os portadores de Necessidades Especiais são: os portadores de deficiências visuais, auditivas, física, mental ou múltipla, paralisia cerebral(PC), microcefalia, autismo, distúbios graves de comportamento e de apredizagem e superdotação.
Conforme dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10 da popula~çao mundial apresenta algum tipo de deficiência. No Brasil, existem ceerca de 15 milhões de deficientes.
A proposta inicial do trabalho foi conhecer a realidade dos portadores de Síndrome de Down(PSD) e intervir para a melhoria da qualidade de vida destes, j´que era um grupo mais homogêneo. Avaliaram se os aspectos nutricionais e sociais, com o objetivo de detectar distúrbios, a fim de intervir da forma mais adequada.Ao longo do trabalho a APAE, os pais e o próprio grupo verificaram a importância de ampliar as atividades a outros alunos.
Surgindo a partir dessas necessidades, o trabalho conjunto entre os profissionais ligados á área de saúde e educação,garantindo que todos aspectos relacionados ao bem estar dos alunos sejam trabalhados demaneira positiva.
O Projeto Político Pedagógico da APAE de Vitória da Conquista em consonância com a proposta da APAE Educadora e de Lei de Diretrizes e Bases da edducação Brasileira(