P S Atividade Rela Es Internacionais
1. Doutor Ciências Sociais / Relações Internacionais – PUC/SP. Professor do Departamento de Ciências Gerencias Uninove SP
E-mail: jflavio@uninove.br.
2. Pós-Doutor em Administração / USP. Doutor em Ciências Sociais / Relações Internacionais PUC/SP. Professor do
Departamento de Ciências Gerencias Uninove_SP.
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre as mudanças ocorridas no sistema econômico como um todo, mais especificamente osimpactos gerados nas estruturas sociais e o agravamento de suas vulnerabilidades, decorrentes do acirramento da concorrência e da consequente pulverização da produção. O rápido avanço tecnológico e a busca contínua de vantagens comparativas em torno do planeta fragmentam a produção, que, por sua vez, flexibilizam o trabalho e reduzem o emprego, ou seja, diminui-se a mão de obra necessária no processo, em razão da mecanização e da robotização dos processos, gerando um contingente de excluídos do sistema.
Tendo como pano de fundo as discussões travadas na condução da economia, em torno da questão da pobreza, do desenvolvimento socioeconômico e dos mecanismos de (re)inserção da população no sistema econômico, mediante análise das contribuições de pesquisadores de instituições públicas e privadas, vamos focar as políticas sociais implementadas em alguns países da América Latina, por meio dos Programas de Transferência Condicionada de Renda (PTCRs), que visam atenuar parcialmente os níveis de pobreza e as desigualdades existentes, além de avaliar os resultados obtidos da implantação desses programas, em contraponto a crise financeira internacional iniciada em 2009, que desencadeou sérios problemas sócio-econômicos, inclusive nos países ricos.
Palavras-chave: Desemprego, Desenvolvimento econômico, Vuleabilidades Sociais, Políticas sociais, Crise Financeira Internacional.
_______________
Abstract
A evolution of the development of socio-economic in latin