ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO
O artigo apresenta uma análise da prática de leitura e escrita em uma escola pública de Campina Grande, com o objetivo de extrair dados para uma possível melhoria didática. Tendo em vista que ambas são de fundamental importância para a formação do aluno. Com a ideia de que a prática de leitura e escrita deve ser praticada desde a infância, para que ao decorrer dos anos, a pessoa tenha uma visão crítica sobre leitura e mundo, tornando-o mais culto e proficiente.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura – escrita – aluno - proficiente
INTRODUÇÃO
A leitura e a escrita são de fundamental importância para o desenvolvimento de um aluno proficiente, aquele que consegue ler, decifrar os códigos e interpretar o texto em toda sua complexidade, suas informações implícitas, pressupostos e subentendidos. Neste trabalho, buscamos apresentar uma breve discussão teórica a respeito do ensino de leitura e escrita, e há muitas discussões a respeitos das mesmas, pois muitas vezes a prática pedagógica de um professor não leva a se ter aulas produtivas e acabam prejudicando o aluno.
_________________________
1 Graduanda de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
² Graduanda de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
Os livros didáticos trazem muitas problemáticas quando se fala a respeito do ano de sua edição, pois um livro editado em 1994, para um aluno que vai utiliza-lo em 2014, por exemplo, precisa de uma readaptação do professor, podendo utilizar a mesma temática, porém relacionando aos dias atuais, quando não ocorre essa modificação, dificulta o aprendizado do aluno.
Este artigo tem como objetivo analisar a prática de leitura e a escrita em sala de aula, utilizando questionários para professor e alunos, tendo como principal foco analisar a metodologia adotada pelo professor para ensinar, como também observar a forma de ler e escrever e como os professores despertam esses