Análise de um filme
Ano Lectivo: 2014/2015
Relatório de visionamento do filme:
- 3096 Dias de Cativeiro
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Português
Introdução
Data de visionamento do filme: 5 de Outubro de 2014
Título do filme: 3096 dias de Cativeiro
Realizador: Sherry Hormann
Ano de realização: 2013, na Alemanha
Personagens principais: Natascha Kampusch e Wolfgang Priklopil
Motivação: Não tinha nada em mente, e como adoro filmes verídicos, procurei em vários sites e o título deste filme fascinou-me, decidi optar por este por exclusão de partes.
Desenvolvimento
3096 Dias de Cativeiro é um filme baseado no livro com o mesmo nome, escrito por Natascha Kampusch, que esteve presa desde que foi raptada, a 02 de Março de 1988, em Viena de Áustria até que conseguiu fugir, a 28 agosto de 2006.
Natascha Kampusch tinha apenas 10 anos quando, pela primeira vez, após uma briga com a mãe, decidiu ir sozinha para a escola. Wolfgang Priklopil, na altura com 35 anos, engenheiro desempregado, aguardava pela única oportunidade de agarrar Natascha e empurrá-la para a sua carrinha branco, que saiu disparada pela rua logo depois.
Ele tinha planejado o sequestro meticulosamente vários meses antes. Construiu um pequeno cubículo subterrâneo de 5 m² em baixo da garagem para prender a menina, e o único acesso para lá dava-se por um pequeno túnel fechado por uma porta de betão. Wolfgang morava sozinho e recebia apenas visitas espontâneas da mãe, que lhe levava comida de vez em quando. Era o ambiente perfeito criado para manter a pequena Natascha em segredo durante anos. Ainda a polícia esteve a poucos passos de onde a criança estava trancada, chegou a interrogar o suspeito (por causa da carrinha branca vista por uma testemunha e que era a única pista da polícia do possível paradeiro de Natascha) e, mesmo assim, mesmo sem que Wolfgang apresentasse um álibi, a polícia não viu nele um possível suspeito e simplesmente prosseguiu