Análise de texto
A educação no Brasil é prevista e assegurada pelo Estado por lei, em diversos âmbitos. Iremos tratar em nosso relatório de quatro faces desta realidade. Através da comparação do que é garantido por lei e o que acontece na realidade através de notícias que nos mostram isso. Por lei, é garantido atendimento prioritário ao deficiente, formação básica comum às crianças, educação básica obrigatória e gratuita para crianças de 4 a 17 anos e igualdade e padrão de qualidade nas redes públicas. Porém o que vemos na prática, foge bastante ao que é dito e assegurado na constituição. A seguir na íntegra trataremos desta discrepância.
SUMÁRIO
RESUMO.....................................................................................pg.
INTRODUÇÃO............................................................................pg.
ARTIGOS....................................................................................pg.
CONCLUSÃO..............................................................................pg.
BIBLIOGRAFIA............................................................................pg.
O primeiro artigo está relacionado Art. 208, paragrafo III que diz: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. A partir disso localizados um artigo que demonstra a dificuldade de uma mãe em manter sua filha matriculada em uma instituição de ensino regular.
ARTIGO:
Em busca de uma escola que soubesse lidar de maneira mais próxima com as diferenças da filha Morgana, sete anos, a psicóloga Fabiana Cezar Baralde, trinta e nove anos, resolveu colocá-la em uma escola especial, apenas com crianças autistas.
"Minha filha estudou três anos no ensino regular, mas, agora, ficou difícil mantê-la. Ela tem um desenvolvimento diferente de outras crianças e precisa de uma atenção,