Análise de SWOT para um restaurante
A Análise de SWOT é baseada em dois conceitos que consideram os fatores internos e externos à empresa juntamente com seus aspectos negativos e positivos, cuja combinação formam quatro categorias a saber:
• Forças Potenciais Internas: ambiente amplo e aconchegante; reciclagem periódica do cardápio; retenção de informações sobre os clientes, que futuramente podem transformar-se em conhecimento; possibilidade de marketing e comunicação personalizados; localidade com grande movimentação e entretenimento; facilidade de acesso e estacionamento no local.
• Fraquezas Potenciais Internas: perda do controle de processos no atendimento ao cliente; possibilidade de resistência por parte de alguns membros dos grupos sociais almejados em face de uma dieta mais saudável; elevados custos com treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários; custos elevados para manutenção dos processos tecnológicos.
• Oportunidades Potenciais Externas: mudança nos padrões de consumo fora de casa; rápida penetração de mercado pela experienciação de novos padrões de consumo; presença de grandes centros de negócios e residências nas proximidades; tipo de empreendimento que favorece a criação de franquias.
• Ameaças Potenciais Externas: problemas com fornecedores específicos; dificuldade de encontrar insumos com alta qualidade na região; presença de concorrentes focados em comidas exclusivamente com fins nutricionais, que podem modificar o padrão estabelecido; possibilidades de parceiras indesejáveis entre as empresas rivais que atuam no mesmo segmento.
Análise de Setor
A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) elaborada pelo IBGE em 2013 indica que, pelo Brasil, mais de 1/4 das refeições são consumidas fora do lar, podendo ultrapassar a proporção de 1/3 nos grandes centros urbanos brasileiros. O aumento da população nas classes A, B e C que gerou mais de 60 milhões de novos consumidores, a diminuição do desemprego no país, o aumento da massa salarial que