Análise de Suporte
Para Televisor SONY LED 65'' 4K 3D - XBR-65X905A
Objetivo:
Efetuar uma análise acerca da concentração de esforços em suportes feitos para a sustentação de um televisor da marca SONY do modelo XBR-65X905A, que possui peso bruto de 53 kg, tem o tamanho de 65 polegadas em sua diagonal e tem seu valor estimado em 24 mil reais. Tido como o televisor mais moderno atualmente devido às suas configurações inovadoras e altamente tecnológicas. A partir dessa análise será feita uma estimativa de valores comerciais aproximados para as possíveis soluções de suporte encontradas e assim uma conclusão a respeito da viabilidade de produção de tais suportes. Para a montagem dos modelos de suporte testados, foi usado o programa GID e o Elfpy, módulo em Python para análise de esforços mecânicos.
Análise dos Dados:
Tomou-se como base uma viga de ferro simples retangular engastada na parede ou em algum local de apoio em sua lateral, com comprimento de 10 centímetros e altura de 5 centímetros, sem uma espessura específica. A tensão aplicada na lateral do suporte é equivalente aos 53 kg do televisor. Com a ajuda dos programas citados, foi feita uma simulação dos esforços na viga descrita acima e essa simulação resultou na seguinte imagem:
Pode-se notar que a maior tensão envolvida se localiza na parte superior da viga, devido ao fato do peso do televisor estar voltado para baixo. Com o valor máximo de tensão, será calculado o Kt correspondente à tensão máxima dividida pela carga aplicada, temos então que Kt=12,8 aproximadamente. Em seguida foi simulada uma alternativa para a viga acima, onde ao invés de concentrar toda a tensão em uma viga, foi feita uma divisão da tensão em duas vigas em um plano paralelo ao chão, assumindo o televisor como homogêneo. Obtivemos um resultado semelhante:
A única diferença entre as duas simulações é que a tensão máxima neste caso é menor e consequentemente, seu Kt possui um