Análise contábil como suporte às decisões das empresas
Admnistração bacharel-5º
“Análise contábil como suporte às decisões das empresas”.
Sugestões para o desenvolvimento da atividade:
São José dos Campos
2010
“Análise contábil como suporte às decisões das empresas”.
Sugestões para o desenvolvimento da atividade:
Trabalho apresentado para a disciplina Seminário IV
Prof. Marcelo Tarifa
São José dos Campos
2010
1 ) Inicialmente, desenvolva o referencial teórico trazendo os principais conceitos sobre a constituição formal das empresas e análise das demonstrações contábeis.
Em Contabilidade, a análise contábil é originariamente tem a ver com a conhecida análise racional que consiste em se abordar um problema ou objeto de análise a partir da decomposição de um todo ou de partes maiores, em parte menores. Dessa forma, as contas contábeis que representassem partes menores de um objeto contábil foram chamadas de "contas analíticas", enquanto as contas maiores e que agrupassem os saldos de contas analíticas, denominaram-se "contas sintéticas". Um procedimento que se usa para a análise contábil é o dos ajustes contábeis ou conciliações. As contas sintéticas são importantes para a estrutura das Demonstrações Contábeis (também conhecidas no Brasil por Demonstrações financeiras).
Balanço Patrimonial (DRE) Demonstração Resultado do Exercício
(DMPL) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
(DLPA) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados
O Fluxo pode ser compreendido como o movimento. É considerada uma grande ferramenta empresarial, pois permite que as empresas demonstrem todas as suas operações financeiras realizadas, possibilitando melhores análises e decisões quanto à aplicação de todos os recursos financeiros disponíveis.
Sobre esta DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa), é importante dizer que esta é um instrumento muito utilizado pela contabilidade, no sentido de expor a situação de todos os