Análise de obras completas de murilo rubião
Obra: Uma Noite em Cinco Atos
Autor: Alberto Martins
Gênero: teatro
Movimento Literário: pós-modernismo
Uma noite em cinco atos é uma obra dramática (teatral) contemporânea que faz uma análise crítica da produção poético-literária da atualidade. Trata-se de um texto metaliterário, já que sua temática principal aborda a criação e o estilo da poesia pós-moderna.
A ação se baseia na caminhada de três poetas brasileiros, todos mortos, de diferentes épocas e concepções poéticas, pela cidade de São Paulo em busca do que dizem se tratar do “poema do século XXI”
No 1º ato, logo na primeira cena, há o encontro do poeta José Paulo Paes com Álvares de Azevedo na biblioteca do Largo de São Francisco, histórica Faculdade de Direito da USP.
Personagens:
* Álvares de Azevedo
Manuel Antônio Álvares de Azevedo (São Paulo, 12 de setembro de 1831 — Rio de Janeiro, 25 de abril de 1852) foi um escritor da segunda geração romântica (Ultra-Romântica, Byroniana ou Mal-do-século), contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro, autor de: Noite na Taverna, Lira dos Vinte Anos e Macário Álvares de Azevedo.
Álvares de Azevedo é um dos maiores nomes do Romantismo brasileiro, Álvares morreu muito jovem, com apenas 21 anos, por tuberculose. Apesar de reduzida, sua obra é de fundamental importância para a Literatura brasileira. Escreveu três obras: 1. Noite na taverna: livro de contos inspirados na literatura gótica. São histórias recheadas de vícios e perversões sexuais.
2. Macário: peça teatral de caráter sombrio, mostra a personagem título, um estudante, conversando com Satã. Mostra que a cidade de São Paulo era um antro de prostituição.
3. Lira dos Vinte Anos: obra poética, onde Álvares imprime com vigor a maior marca de seu estilo: o LIRISMO. Um lirismo depressivo e negativista, carregado de dor, sofrimento e tédio existencial. A idealização da figura feminina, além da busca pela morte também são