Análise de murilo rubiao
POR PETTRAS FELICIO
1- BREVES DADOS BIOBLIOGRÁFICOS
Nascido no dia 1º de junho de 1916, na cidade ora chamada Silvestre Ferras, hoje Carmo de Minas, em Minas Gerais, Murilo Eugênio Rubião destacou-se com as palavras desde cedo. Foi orador da turma quando concluiu o curso ginasial e fundou uma revista literária, chamada Tentativa, quando ainda estudante de Direito e com parcos 22 anos de idade
Já aos 23 inicia a carreira jornalística, que ocuparia grande part e do seu tempo ao longo da sua vida, mesmo depois de ingressar no serviço público, no qual assumiu inúmeras funções e cargos, dentre os quais os de diretor do Serviço de Radiodifusão do Estado de Minas Gerais, de Oficial de Gabinete do governador
Juscelino Kubitschek, de Chefe do Escritório de Propaganda e Expansão Comercial do Brasil em Madri além de Adido ã Embaixada do Brasil na Espanha.
Em 1947, aos31 anos, publicou O ex-mágico, seu primeiro livro. A ele seguiram A estrela
Vermelha, em 1953; Os dragões e outros contos, em 1965; O pirotécnico Zacarias e O convidado, em
1974; A casa do girassol vermelho, em 1978; O homem do boné cinzento e outras histórias, em 1990.
Entremeando as referidas publicações ocorreram traduções para diversas línguas, adapta ções de contos para o cinema, edições de coletâneas e da obra completa que ora estudamos.
2- A LITERATURA FANTÁSTICA
A sua origem remonta ao século XVIII, com o livro Le Diable Amoreaux, de Jacques Cazotte. A principal característica dessa manifestação literária, naquele momento, era a valorização do sobrenatural e do irracional, em clara oposição ao racionalismo do Iluminismo da época, criando uma espécie de contraponto à mentalidade predominante no período. Desde o princípio, portanto, essa oposição ao real a ao normal, essa demonstração do tênue limite que separa as coisas prováveis das improváveis tornou -se uma característica marcante dessa modalidade literária.
Enquanto a metafísica