Análise de livro
A Coleção [Português Linguagens 4º ano (Cereja, Magalhães.2010)] contempla de forma satisfatória aspectos referente a leitura, trabalhando textos bastante didáticos e não muito extensos. Em suas propostas de leitura percebe-se nitidamente o objetivo, que é de explorar minunciosamente o texto , fazendo assim com que o aluno reflita, tanto com questões objetivas, quanto subjetivas. Apresenta boa variedade de gêneros sobre vários assuntos como gíria, internet, racismo e preconceito. (Exemplos nas paginas 51, 81, 85, 90).
A coletânea textual favorece e facilita o acesso do aluno ao mundo da leitura e da escrita, pois se utiliza de diversos contextos sociais ora falando do cotidiano do educando, ora relacionando músicas ao conteúdo abordado. Quanto ao contexto cultural, o regionalismo é trabalhado através de poema como o exemplo da pagina 252 e 253 que retrata a festa junina, típica do nordeste. Os textos possuem diferentes graus de complexidade e extensão, possibilitando ao aluno desde uma compreensão elementar a uma compreensão mais aguçada. Esta coleção demonstra que é possível ensinar de forma objetiva e prazerosa, não deixando a criança exausta em meio a tantos conteúdos, uma vez que a metodologia e os gêneros apresentados por Cereja são diversos e ricos.
Quanto às atividades, o autor utiliza-se de três estratégias como: Os sentidos do texto, a linguagem do texto, leitura expressiva do texto, onde o aluno é instigado a refletir sobre o texto mediante as indagações da atividade. É importante destacar que em algumas questões há espaço para o aluno registrar sua opinião, incentivando assim a exposição de ideias e a criticidade. No decorrer das atividades é perceptível a introdução do contexto histórico possibilitando a inserção do texto numa realidade cotidiana, demonstrando a criança que a leitura faz parte do mundo em que ela vive e que futuramente esta mesma leitura será a ponte para o conhecimento. Durante a coleção é visível a