analise livros
CONTEÚDO PARA P1 (ANÁLISE DOS LIVROS)
Durkheim, Emile - Da divisão social do trabalho, Martins Fontes, São Paulo,1999 (1893) _____________- O suicídio, Ed. Vozes, São Paulo,, 1999 (1897)
Wacquant, Loïc- Punir os pobres. A nova gestâo da miséria nos Estados Unidos, ed. Revan, 2. Edição, Rio de Janeiro 2004 (168p.).
ÉMILE DURKHEIM – “O SUICÍDIO – ESTUDO DE SOCIOLOGIA”
PREFÁCIO
O método sociológico baseia-se no princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas (realidades exteriores ao indivíduo).
Não se pode haver sociologia se não há sociedades, e que não há sociedades se só existem indivíduos.
INTRODUÇÃO
I
A ambiguidade das palavras da língua usual como os conceitos que elas exprimem gera confusões, como por exemplo, a constante utilização da palavra suicídio nas conversas.
Uma investigação científica só poderá chegar a seu fim se se referir a fatos comparáveis
Podemos iniciar a comparação de fatos com a determinação da ordem dos mesmos em estudo (no caso, o suicídio)
Primeira formulação: chama-se suicídio toda morte que resulta mediata ou imediatamente de um ato positivo ou negativo, realizado pela própria vítima.
Formulação final: Chama-se suicídio todo caso de morte que resulta direta ou indiretamente de um ato, positivo ou negativo, realizado pela própria vítima e que ela sabia que produziria esse resultado.
As características distintivas do suicídio, tal como é definida por Durkheim, estão ausentes, o que resultam num estudo do suicídio humano no decorrer da obra. (comparação com o instinto animal e a incapacidade do mesmo de prever as consequências de sua morte)
Existem diferenças de grau no suicídio. A certeza de resultado do ato do suicídio pode ser mais fraca ou mais forte, dependendo da pessoa.
II
O suicídio parece depender exclusivamente de fatores individuais (temperamento, caráter), o que levam a pensar que somente a psicologia é capaz estudá-los. No