análise de leite de magnésia
Instituto de Química Analítica
Química Analítica Experimental II
Prática IV: Determinação do teor de Mg(OH)2 em amostra comercial de Leite de magnésia
1. Introdução
Consiste em adicionar um excesso, exatamente conhecido, da solução padrão ao analito e depois determinar a parte desse excesso que não reagiu com uma outra solução padrão.
É usado, principalmente, quando a velocidade da reação direta não é compatível com a titulação ou quando a amostra não é solúvel em água, mas é solúvel no reagente da titulação direta ou ainda quando não se tem indicador adequado à titulação.
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por titulado. O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.
Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiométrico. Na prática há sempre uma pequena diferença, que constitui o chamado erro de titulação
Titulação de Retorno – É utilizada quando a espécie a dosear ou não reage, ou reage lentamente com a solução titulante. Efetua-se adicionando à espécie a dosear um volume de excesso, rigorosamente medido, de uma terceira espécie química. Esta terceira espécie química reage com a espécie a dosear segundo uma equação química definida. A quantidade em excesso é posteriormente titulada diretamente utilizando uma solução padrão adequada.