Relatório leite de magnésia
Introdução
Leite de magnésia é o nome popular para a mistura homogênea de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, e água. Ele possui uma ação laxante que deve-se à reação da mistura com o ácido clorídrico do suco gástrico, formando MgCl2 (cloreto de magnésio). Como tem propriedades alcalinas, (pH próximo a 10,5), pode também ter uma função de antiácido.
Para analisar o leite de magnésia, a metodologia utilizada foi a titulação, uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é definida por solução titulante e aquela a qual a concentração se pretende determinar é designada por solução titulada. A titulação termina quando se atinge o ponto de equivalência. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores.
Objetivo
Através de uma titulação indireta, determinar a concentração de Mg(OH)2 presente na suspensão de leite de magnésia.
Materiais e Métodos
Materiais:
* Erlenmayer de 250 mL * Suporte Universal * Bureta de 25 mL * Frasco Lavador * Backer de 100 mL * Pipeta volumétrica de 10 mL * Pipeta volumétrica de 25 mL * Solução de HCl 0,094 M * Solução de NaOH 0,094 M * Indicador Vermelho de Matila * Solução de Leite de Magnésia Phillips (GSK)
Metodologia:
Foi tomada uma alíquota de 10 mL da solução amostra de Leite de Magnésia previamente preparada e a mesma foi transferida para um erlenmeyer. Neste erlenmeyer, foi adicionado 25 mL da solução padronizada de HCL (0,094 M) e duas gotas do indicador Vermelho de Metila.
Na bureta foi completada com a solução de NaOH 0,094M, já padronizada. Foi titulado o excesso de HCl, ou seja, o HCl que não reagiu com o Mg(OH)2 do Leite de Magnésia. O final da reação foi indicado pela mudança de cor da solução, que passou a ser amarelo bem claro. A titulação foi realizada