Processamento de dados - informática
1- PROCESSAMENTO DE DADOS
Processamento de dados consiste em realizar um processo sobre qualquer informação de entrada (input) com o objetivo de gerar uma saída aceitável ou próxima disso.
A entrada (input). Se refere a algum dado de entrada do processamento, são valores onde o processo irá atuar. Como por exemplo , um arquivo enviado para um compressor de dados. O processamento. É onde os dados de entrada serão processados para gerar um determinado resultado. O computador executa o arquivo. (Outros exemplos: o cálculo salarial, uma complexa expressão matemática, ou até mesmo uma simples movimentação de dados ou comparação entre eles. No caso do processamento computadorizado esta tarefa é realizada por meio de um algoritmo escrito numa linguagem de programação que é compilado e gera o código de um programa responsável pelo processamento. A saída (output). É simplesmente o resultado de todo o processamento, em todo processamento temos dados gerados como resultado, essas saídas, podem ser impressas na tela, em papel, armazenadas em um arquivo, ou até mesmo servir como entrada para um outro processo. O computador exibe os resultados obtidos na tela.
2- BATCH
É o processamento em lotes, as informações são coletadas ou recebidas, armazenads e submetidas a processamento posterior. No nosso dia-a-dia muitos processamentos são realizados em Batch e não nos damos conta disso como, por exemplo: Leituras de consumo de água, luz, cartões de crédito e débito para o comerciante. Explicando: Na leitura de consumo de água por exemplo, a distribuidora de água não fica sabendo qual foi o seu consumo automaticamente após a leitura, e sim somente após a chegada do funcionário na sede da empresa onde todos os dados serão processados.
3- REAL TIME
É o processamento imediato, as informações são registradas no momento em que são registradas, gerando um novo processamento sub-sequente. Ex.: Piloto automático, GPS. É muito parecido com o processamento