Relatório sobre leite de magnésia
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Química
Química Geral Experimental II
Leite de Magnésia
Docente: Júlio César.
Discente: Arthur Luís Gaiva.
Cuiabá, 26 de setembro de 2012.
1 - Introdução.
Nosso Trabalho consiste em determinar o Teor do Hidróxido de Magnésio em Leite de magnésia. Leite de magnésia é a suspensão (solução) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água Sua ação laxante deve-se à reação dela com o Ácido clorídrico do suco gástrico , formando cloreto de magnésio - MgCl2 - que é deliqüescente, ou seja, absorve muita umidade, chegando até mesmo a se dissolver na água absorvida do meio. Desse modo, lubrifica-se os intestinos, neutralizando a prisão de ventre.
A titulação do Mg(OH)2 deve ser feita de maneira indireta, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de quivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a eação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como retrotitulação ou titulação de retorno.
A detecção do ponto final, ponto de equivalência ou ponto estequiométrico pode ser detectado comumente pelos indicadores ácido-base. Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (viragem) característico. A cor do indicador depende do pH do meio. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAASmUAA/relatorio-quimica-analitica-volumetria-acido-base-determinacao-teor-mg-oh-2-leite-magnesia-por-titulacao-indireta >. Acesso em 26 de setembro de 2012.
2 - Materiais e Método. 2.1 – Materiais,