Resenha sobre "close reading"
Um texto complicado, mas não impossível de ser apreendido, o “Steps for Close Reading or Explication de texte” sugere que para a leitura ser melhor entendida precisamos seguir os doze passos , obtendo assim, maior entendimento, que podemos dizer, que nos levará á compreensão efetiva da leitura. Estas convidativas doze etapas à consciência literária, promete um novo e emocionante mundo de conhecimentos, e convida o leitor ao embarque nesta aventura.
Podendo dizer que um texto só sera compreendido em sua plenitude, mantendo as interelações entre suas partes, e quando o mesmo estiver bem estruturado, esclarecido, e para isso devemos seguir algumas regras, desta forma a relação do leitor com o texto sera bem mais proveitosa, já que passara em sua totalidade a ideia central abordada.
É preciso tomar alguns cuidados com palavras similares, imagens, metáfora, e símbolos. Conhecer realmente o sentido etimológico de cada palavra, sobreposição do significado, repetições, oposições buscando complementar o texto com mais variedades, tomando cuidado para não se enganar com os sentidos que podem ter significado diferente ao que você acredita, afinal, uma palavra pode ter suas propriedades diferenciadas dada colocação em uma frase.
Não se restringir é fundamental, pesquisar é muito importante, usar um dicionario pode enriquecer o vocabulário do texto, trazendo novas denotações a serem usadas, mas isso não basta, tem que se atentar a estrutura do texto respeitando os estágios do argumento, da discussão, ou da ação. Também como a caracterização, incluindo outros trabalhos literários que possam sugerir uma perspectiva, problematize, pergunte, que introspecção a passagem dá no no conjunto. Não confunda tese com tema, isso fica bem explicito no texto, e talvez mais importante é não tentar escrever sua tese até que você termine todas as 12 etapas.
Contudo notamos que o autor do texto, nos induz a pesquisar, se auto