Brainstorming
No artigo iremos abordar mais amplamente a técnica de Brainstorming, juntamente com estudos comparativos em relação à outras técnicas de propósito semelhante.
O motivo pela escolha da técnica foi o aumento de eficiência do processo e na qualidade das tarefas feitas em empresas que usam essa técnica, que percebemos de acordo com as pesquisas que fizemos.
Somente para dar uma ideia superficial, brainstorming são reuniões na qual participam todos os envolvidos no desenvolvimento, planejamento e solicitação dos projetos, os quais podem ser os analistas, clientes e usuários finais, programadores, amigos e todos que estejam envolvidos.
Muitas vezes a primeira etapa da análise de ponto de vista é identificar as semelhanças e diferenças nos pontos de vista de todos envolvidos citados anteriormente. A técnica brainstorming auxilia por exemplo no levantamento de requisitos, onde os analistas se reúnem com os stakeholders e utilizam a abordagem de brainstorming para identificar os serviços em potencial e as entidades que interagem com o sistema.
Iremos aprofundar nas etapas necessárias de se seguir em uma sessão de brainstorming, as quais são: Seleção de participantes, explicação da técnica e regras a serem seguidas e produzir uma boa quantidade de ideias.
A importância do uso dessa técnica é deixar as tarefas claras e encaminhadas, resolver eventuais problemas e dificuldades encontradas no processo, aproximar os envolvidos no processo e discutir suas ideias, deixar todos informados sobre a situação atual, promove o sentimento de valorização dos participantes.
Para finalizar, discutiremos as vantagens e desvantagens de se utilizar essa técnica oficialmente, mesmo notando que muitas empresas já a utilizam mesmo sem perceber, mas por isso acabam não aproveitando todas as vantagens da utilização organizada da técnica.
Referências: