brainstorming
O Brainstorming significa literalmente "tempestade cerebral" ou “tempestade de ideias”, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma ferramenta utilizada na gestão da qualidade empresarial. Consiste em um processo de grupo no qual os indivíduos emitem idéias de forma livre, sem críticas, no menor espaço de tempo possível. Busca-se diversidade de opiniões através de um processo de criatividade grupal, com o intuito de coletar informações e sugestões que auxiliem no processo de melhoria contínua da organização.
Brainstorming é uma boa forma de pensar e um bom caminho a seguir para a criação de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha.
Esta é uma boa forma de pensar e de encontrar ideias para uma história de um jornal, para uma coluna de uma revista, uma empresa, etc....
Devem utilizar-se esta técnica para problemas que tenham um final em aberto.
Como em todas as técnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos específicos para que ideias específicas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, são raramente as soluções mais criativas.
INTRODUÇÃO
A técnica de Brainstorming tem várias aplicações, mas é frequentemente usada em:
Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
Publicidade - desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
Formação de equipes - geração de partilha e discussão de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe
Há 3 principais partes no Brainstorming:
Encontrar os fatos,
Geração da ideia,
Encontrar a solução.
Da