Leite de magnésia
Isabel Boff Vieira
Mauri Kipper
DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO NO LEITE DE MAGNÉSIA
Relatório de Aula Prática
Química Quantitativa Experimental
M. Sc. André Fugissawa
CRUZ ALTA - RS, 2010
1 OBJETIVO
Determinar a concentração de hidróxido de magnésia Mg (OH2) em leite de magnésia, para descobrir se está elevada, baixa ou dentro das condições permitidas. Devido a sua ação laxante a concentração do Mg (OH2) deve estar certa.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Muitas vezes, a substância com a qual se pretende preparar uma solução padrão não é um padrão primário. Nestes casos deve-se preparar uma solução desta substância com uma concentração próxima da desejada e, em seguida, padronizá-la frente a uma solução-padrão. Para o uso dos procedimentos de titulação. Entretanto, algumas vezes, a espécie química em solução ou a reação utilizada tem características que não recomendam a sua titulação (volumetria) direta. É o que ocorre com o hidróxido de magnésio, que, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de equivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a reação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de ácido padrão secundário.
O excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como retrotitulação ou titulação de retorno. A detecção do ponto final, ponto de equivalência ou ponto estequiométrico pode ser detectado comumente pelos indicadores ácido-base.
Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (viragem) característico. Leite de magnésia, com uma especificação média estabelecida de 7% m/m, é a suspensão (seno que uma solução consiste em uma mistura homogênea e a suspensão consiste em uma mistura heterogênea.) de hidróxido de