Epidemiologia de Catuípe
DEPARTAMENTO CIÊNCIAS DA VIDA – DCVIDA
CURSO DE FARMÁCIA
PERFIL DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO/RS
BIANCA DA SILVA PORTELA GONÇALVES
FRANCIELE DE ARAUJO
FLAVIO BUENO
REGINA PASQUALOTO
Professor (a): Ligia Beatriz Franz
Ijuí, 29 de Novembro de 2012 INTRODUÇAO
Santo Augusto é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul
Localiza-se no Noroeste do Rio Grande do Sul, criado em 17 de fevereiro de 1959, e em 30 de maio do mesmo ano foram empossados, sendo esta a data escolhida para comemorar o dia do município. Com uma população estimada de 13.970 Habitantes, em uma área de 468,019 km².(IBGE,2009)
Um município considerado fronteira, sem extensão ao aglomerado urbano e da região metropolitana do estado, Porto Alegre. Faz parte da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com macrorregião de saúde missioneira e microrregião em Ijui.(DATASUS, 2009)
A história de Santo Augusto teve início a partir das Missões Religiosas dedicadas à catequese do indígena. No entanto, tais missões não deixaram marcas, já que se dedicaram especialmente à extração da erva-mate.
A colonização e o povoamento tiveram origem no ano de 1918, com a instalação de uma casa comercial à margem da estrada que ligava a Colônia Militar do Alto Uruguai a Ijuí e Catuípe.
Em 28 de outubro de 1928, Santo Augusto passou a ser Distrito de Palmeira das Missões e em 1945, com a emancipação de Três Passos, passou a integrar este, na condição de Distrito.(Santo Augusto)
A epidemiologia e os Indicadores de Saúde possuem uma grande importância para o funcionamento e a administração do município, fazendo com que as pessoas fiquem atualizadas com as informações e índices da nossa população.
Segundo Almeida Filho e Rouquayrol (1992), epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença na