leite de magnésia
1)Capa.
2) O Mg(OH)2, principal componente do leite de magnésia e responsável por seu caráter alcalino. Pouco solúvel em H20, base fraca.
Na natureza encontrado como mineral brucita, mas as formas mais comuns de obter o hidróxido de magnésio é com reações que envolvem óxido de magnésio ou que envolvem um sal de magnésio e uma base em solução.
3) leite de magnésia é uma solução de hidróxido de magnésio e água. Uma suspensão, quando em respouso, não é um sistema homogêneo.(Ler as características do slide)
4) Seus usos vêm de seu caráter alcalino ou de seu caráter adstringente.
- Redutor de oleosidade da pele(adstringente).
- Combater o odor do suor, reagindo com os ácidos carboxilícos que o compõem(alcalino).
- Mas as duas principais aplicações são, sem dúvida como laxativo e antiácido(alcalino).
5) - Antiácido: combate azia neutralizando HCl em excesso.
- Laxativo: reage com HCl formando MgCl2(deliquescente, ou seja, que absorve água).
Tanto como antiácido, como laxativo a reação é a mesma(no estômago com o HCl, o que diferencia é a quantidade de MgCl2 a ser formado, por isso para uso laxativo a dosagem deve ser maior, já que no estômago HCl está em excesso, pela azia ou mesmo sem azia o estômago secreta HCl para manter o pH de 1,5 a 3,5 o tempo todo(pH ideal), logo quem limita a formação de MgCl2 é a quantidade de leite de magnésia ingerido.
6) Reação no estômago. (explicar reação de neutralização) ácido + base -> sal + água. Explicar o equilíbrio, pertubação pode ocorrer variando tempera, pressão ou concentração, e ai o deslocamento do sistema, segundo o princípio de Le Chatelier, tende a anular a força exercida, ou seja, anular a pertubação chegando a um novo equilíbrio. A presença de OH- tende a deslocar o equilíbrio a formar água(explicar), ou seja, consumir o H+ , isso aumenta o pH do meio, este fica menos ácido, mas o estômago volta a secretar HCl para manter o pH em uma faixa normal(1,5 - 3,5).
- No caso do antiácido a