análise do leite de magnésia
FACULDADE DE FARMÁCIA
QUÍMICA ANALÍTICA FARMACÊUTICA EXPERIMENTAL II / FFN
PROFESSORA: MÔNICA PADILHA
PRÁTICA III: PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE HCl 0,1 M E ANÁLISE DE LEITE DE MAGNÉSIA DATA DE REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS: 27/02/2014 e 20/03/2014
KARLA YASMIN DIAS FRAGA
RIO DE JANEIRO, 27 DE MARÇO DE 2014.
1. Introdução
1.1 Análise Volumétrica
Em análise volumétrica, a concentração de um analito em solução é determinada a partir do volume da solução titulante, de concentração conhecida, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém o analito.
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação, o reagente de concentração exatamente conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida, calcula-se a concentração do analito.
A quantidade do reagente padronizado necessária para atingir a equivalência química pode ser relacionada com a quantidade de analítico presente, por isso a titulação é uma forma de comparação química ela determina a concentração de uma solução por sua reação com outra solução de concentração conhecida.
O ponto exato onde reação completa é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico. O término da titulação é determinado por uma modificação física no meio reacional. Geralmente, um reagente indicador é adicionado ao meio titulante, que provoca uma mudança de coloração visível no meio.
O ponto em que isso ocorre é chamado de ponto final da titulação. Em uma titulação ideal o ponto teórico deve coincidir com o ponto final da titulação, porém, na prática ocorrem pequenas diferenças que chamamos de erro de titulação.
Em volumetria, algumas substâncias químicas são utilizadas em soluções de referências, chamadas de padrões