Análise titrimétrica do leite de magnésia
A análise titrimétrica, também chamada volumetria ou titulometria, é um processo clássico de análise química quantitativa. Enquanto na gravimetria procura-se pesar um precipitado, na titulometria o que se faz é medir o volume de uma solução de concentração conhecida que reage com a amostra em análise. Em seguida, a partir do volume medido, determinam-se às quantidades desconhecidas, por meio de cálculos.
Ponto de equivalência (PE): momento no qual a quantidade de matéria (n) de titulante é exatamente igual à quantidade de matéria do titulado, ou seja, quando titulante e titulado reagem estequiometricamente.
Ponto final (PF): normalmente as titulações envolvem soluções incolores, e quando reagem formam também soluções incolores, ou formam precipitados ou soluções muito coloridas, sendo, portanto, difícil visualizar o ponto de equivalência. Para auxiliar o momento de parar a titulação, utilizam-se indicadores (soluções que mudam de cor, quando condições do meio reacional se alteram). Em uma titulação ácido (titulante) – base (titulado) com a presença de um indicador, quando atinge-se o ponto de equivalência o nácido é igual ao nbase e para que ocorra a mudança de cor do indicador, um pequeno excesso de ácido é necessário. Portanto, o PF é um pouco depois do PE.
Solução Padrão substância que, atendendo a certos requisitos, é considerada como padrão primário.
Solução padronizada: substância que não apresenta os requisitos para ser um padrão primário, então precisa passar pelo processo de padronização quando uma solução desta substância é preparada.
1.1- Classificação da volumetria
a) Acidimetria
A determinação da quantidade de um ácido com o emprego de uma solução titulada de uma base.
b) Alcalimetria
Determina-se à quantidade de uma base (álcali) com o emprego de uma solução titulada de um ácido.
OBS: A acidimetria e a alcalimetria são os dois casos da chamada volumetria da neutralização.
1.1.1- Acidimetria