Análise de insolação
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
EDJAN CARVALHO; ELYONAY ALEXANDRINO; LUIZ FERNANDO PINHEIRO
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO:
ANÁLISE DE INCIDÊNCIA DE LUZ DIRETA SOBRE ABERTURAS E INTERIORES.
Belém-PA
ABRIL/2012
EDJAN CARVALHO; ELYONAY ALEXANDRINO; LUIZ FERNANDO PINHEIRO
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO:
ANÁLISE DE INCIDÊNCIA DE LUZ DIRETA SOBRE ABERTURAS E INTERIORES.
Trabalho apresentado na Disciplina conforto ambiental I, como requisito avaliativo. Curso Arquitetura e urbanismo, turma 04020, Universidade Federal do Pará/UFPA, ministrado pelo Prof.º Dr.º Irving Montanar Franco.
Belém – PA
ABRIL/2012
INTRODUÇÃO Este relatório foi produzido a partir do experimento de análise da incidência de luz direta sobre aberturas e interiores, realizados no dia 27 de abril de 2012 às 10h04min, utilizando como modelo o cubo Antônio Neto/2008. Este experimento consiste em determinar a área ensolarada no interior de um ambiente em função da penetração direta do sol por uma abertura vertical localizada em uma das faces do modelo, a partir do método de geometria descritiva, determinando a localização e as dimensões da área ensolarada, com isso lançar mão desta, para dimensionar elementos de proteção que visem como objetivo proteger o edifício da insolação indesejada para uma determinada época do ano, pois em climas predominantemente quentes essa preocupação se faz necessária.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
1 – Diagrama de trajetória e altitude aparente do sol (carta solar).
Definição:
Representação gráfica da trajetória aparente do sol, projetadas no plano do horizonte (PH) do observador, para cada latitude específica.
Métodos de projeção cartográfica:
a) Ortográfico;
b) Equidistante;
c) Estereográfico.
Método de projeção cartográfico utilizado para o experimento:
O método utilizado na carta solar para leitura no experimento