Ensaio de Insolação
ENSAIO DE INSOLAÇÃO
Aluno:
João da Silva Santos
Introdução:
Para analisar o conforto térmico de uma edificação é de grande importância a análise da insolação, ou seja, da forma que os raios solares atingem a edificação, já que este dado está diretamente relacionado com o conforto dos usuários.
A inclinação dos raios, ou seja, o ângulo de incidência deles é variável de acordo com a latitude do local estudado e também de acordo com a época do ano que vamos analisar.
Por este motivo decidimos estudar o comportamento dos raios em dada edificação situada na latitude 10° sul, e observar as fachadas que recebiam ou não luz solar através da simulação realizada com o heliodon.
Objetivo:
O objetivo desse experimento é estudar o movimento aparente do sol ao longo do dia e do ano e das sombras nas fachadas de um edifício modelo.
Materiais e equipamentos:
Os materiais utilizados para a realização do experimento foram:
- Relógio de sol;
- Maquete de um edifício fixado em uma placa de madeira;
- Máquina fotográfica;
- Carro de arco da lâmpada.
Metodologia:
Ajustamos a placa de madeira que continha a maquete do edifício modelo a ser estudado para a latitude de 10°S. Ajustamos o nosso carro de arco de lâmpada que simulou o movimento solar para solstício de verão, equinócio e solstício de inverno e para cada um desses fotografamos a situação de sombreamento do edifício em três horários diferentes (9:00h, 12:00h e 15:00h).
Dados Experimentais:
Solstício de Inverno (22 de Junho):
9:00
A fachada leste e norte recebem sol. A sombra da fachada sul mostra o brize da construção.
12:00
A parede norte, recebe sol e a fachada sul está sombreada. As paredes leste e oeste não recebem a insolação solar, mas não fazem sombra ao redor da edificação.
15:00
A parede norte e oeste, recebe sol. As paredes leste e sul não recebem a insolação solar.
Equinócios (21 de Março e 23 de Setembro):
9:00
A parede norte e leste, recebe sol. As