5 Tipos de doenças vírais
A transmissão por via aérea é uma possível, mas outros pesquisadores defendem que a transmissão se dá por objetos contaminados.
2. Influenza: é um vírus com uma camada lipídica externa que apresenta dois tipos de espículas (glicoproteínas que funcionam como receptores) chamadas de H (Hemaglutinina, pois aglutina hemáceas, teste usado para identificação do virus)
3. Caxumba: edema (inchaço) doloroso das glândulas parótidas. O virus é transmitido pela saliva e em secreções respiratórias, multiplicando-se no trato respiratório, linfonodos do pescoço (atingindo o sangue) e glândulas salivares
4. Sarampo:sintomas: febre alta, tosse "seca" persistente, coriza e conjuntivite,manchas avermelhadas. É mais grave em desnutridos, gestantes, recém-nascidos e pessoas portadoras de imunodeficiências.
5. Rubeóla:apresenta sintomas mais fracos que o sarampo, podendo ser assintomática. Podem ocorrer febre baixa, aumento de gânglios no pescoço.
1. Rotavirus: causa uma doença de via orofecal, por contato pessoa a pessoa ou por fômites**, caracterizada por diarréia, desidratação, febre e vômitos.
2. Poliomelite (paralisia infantil) Causada por poliovirus, um dos vírus mais geneticamente estáveis. Qual a implicação disso para a vacinação?
3. Hepatite: inflamação do fígado, causando icterícia (pele amarela por pigmentos biliares). Hepatites A e E são transmitidas pela via orofecal. As hepatites B e D por via sexual ( e não orofecal) e contato com sangue. A transmissão de Hepatite C está relacionada com o contato com sangue contaminado.
1. Hantavirose: acometimento cardio-pulmonar , alterações no funcionamento dos rins, fígado e cérebro. A transmissão se dá pela